sexta-feira, 11 de março de 2011

Gol GTI 16V

Nesse post, vou falar um pouco do Gol GTI 16v, os famosos "gol bolinha", que na minha opinião, é o Gol mais bonito que a Volkswagen já fez. Um esportivo de verdade, não desmerecendo os outros modelos, ainda mais o GTI quadrado, que foi o primeiro a ter um motor com injeção, modernizando assim o mercado automobilistico do país. Mas o GTI bolinha na versão 16v foi o carro, com aquela "bolha" no capô mostrava superioridade, não somente mostrava, mas realmente era bem superior aos concorrentes, possuindo um motor AP-2000 de 145,5 cv e peso de 1.120 kg, ele era e é um "monstro" nas ruas até hoje.



Dados Técnicos do Mito


Motor: AP-2000, 2.0, 4 cilindros em linha, 16 válvulas (4 por cilindro), injeção multiponto, gasolina
Cilindrada: 1.984 cm³
Potência: 145,5 cv a 6.250 rpm
Potência Específica: 72,7 cv/litro
Torque: 18,4 kgfm a 4.750 rpm
Comprimento: 3.807 mm
Largura: 1.622 mm
Altura: 1.411 mm
Peso: 1.120 kg
Porta-Malas: 285 litros
Tração: Dianteira
Câmbio: Manual de 5 marchas
Freios: Discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira.

Quatorze anos depois de seu lançamento, o Gol sofreu uma grande reforma: assim como seu concorrente Corsa, o Gol adotou linhas arredondadas e fluidas (ganhando o apelido "bolinha"). Ganhou mais espaço interno devido ao aumento da distância entre eixos. Permaneceu o motor longitudinal, mas com injeção eletrônica. No ano seguinte era apresentado o esportivo GTi 16v, o primeiro VW nacional de 16 válvulas. Externamente se diferenciava do GTI 8v pelo logotipo e prinicipalmente pela "bolha" no capô, necessária para abrigar um motor mais alto e transmitia agressividade.

2 comentários:

  1. Ola,

    Quero comprar um gol gti 16v 98.
    gostaria de saber se esse preto que esta lo blog esta para venda ?
    meu contato é 47 92852310 vivo

    ResponderExcluir
  2. Esses dados (potência e torque) são do Tipo Sedicivalvole! kkkkk ou os dois tem a mesma potencia? mas li que o Gol tinha 141cv e 17,? kgfm...

    ResponderExcluir